S-24 Rocket - 1/48 - Eduard # 648136
Escrito por Amilcar "Mobi" Mesquita Junior   
Sáb, 26 de Abril de 2014 00:00

alt

Eduard # 648136

 O S-24 é um foguete pesado, não guiado, que entrou em serviço nas forças armadas soviéticas no final de 1963. Trata-se de uma arma simples, formada por um tubo de metal dividido em dois compartimentos, um com a ogiva e outro com o motor. O motor é composto de sete cartuchos de combustível sólido, em formato de estrela, com os bicos de exaustão levemente inclinados, para que o foguete entre em um movimento de rotação após o lançamento. As aletas traseiras também têm uma leve inclinação para que o foguete mantenha o movimento de rotação mesmo após o término da propulsão. O metal em volta da ogiva é endurecido e sulcado, fragmentando-se em 4.000 pedaços após a detonação. Ele pode ser montado com dois tipos de fuso, um de retardo, para missões contra alvos blindados, e outro de rádio proximidade, detonando em uma altitude pré determinada, para missões contra alvos não blindados.

O S-24 foi utilizado nas seguinte aeronaves:  MiG-17 “Fresco”, Su-7 “Fitter”, MiG-19 “Farmer”, Su-17 “Fitter”, MiG-21 “Fishbed”, MiG-23/27 “Flogger”, Su-25 “Frogfoot” e no helicóptero de ataque Mi-24 “Hind”. No Su-7 "Fitter", o S-24 era considerada arma primária, podendo carregar até seis destes foguetes para ataque ao solo. Algumas fontes afirmam que o Mig-29 poderia utilizar estes foguetes, embora não se tenha conhecimento de seu uso regular nesta aeronave.

O S-24 é extremamente preciso para um foguete não guiado, barato, muito confiável, com grande poder de destruição e de fácil treinamento para os pilotos. É de se estranhar a sua obscuridade no Ocidente, uma vez que se trata de uma das melhores armas ar-terra da Guerra Fria, permanecendo em uso pela força armadas russas até hoje.

Foi utilizado por diversos países além da União Soviética, entre eles: Afeganistão, Argélia, Bulgária, Belarus, Egito, Tchecoeslováquia, Alemanha Oriental, Hungria, India, Iraque, Kazaquistão, Polônia, Romênia, Ucrânia e Uzbequistão. 

alt

 

O set de foguetes S-24 da Eduard é vendido em uma embalagem do tipo blister, em plástico transparente, com uma apresentação bastante atraente. O set é composto de quatro peças em resina cinza, o que permite construir um total de dois foguetes. Todas as peças são altíssima qualidade, com detalhes refinados e isentas de rebarbas ou formação de bolhas. Acompanha também um conjunto photo-etched com duas peças, representando o bocal de exaustão do foguete, e um set de decalques dos estênceis. 

Os decalques dos estênceis são de ótima qualidade, a impressão de alta resolução, representa perfeitamente as inscrições, apesar da pequena escala destas. Como já verificado em outros reviews de montagem, os decalques da Eduard são finos, pefeitamente opacos e soltam-se da folha rápidamente após banhado em água morna. Fáceis de manipular durante a aplicação, não são quebradiços e aderem com perfeição.

alt

O manual, impresso em cores, está situado na parte traseira da arte que compõe a embalagem do set de resina. Com instruções claras e detalhadas para a perfeita montagem do conjunto. O manual traz indicações dos números das peças do conjunto, indicação do posicionamento dos decalques e a indicação das cores para a pintura do set, com os código das tintas acrílicas/lacas das séries Aqueous, Mr.Color e Mr.Metal Color, da marca japonesa Gunze.  

alt  alt 

Mantendo uma impressionante regularidade, a Eduard vem apresentando todo mês, em diversas escalas, novidades em armamentos aeronáuticos na linha de acessórios em resina BRASSIN. O set de resina dos foguetes S-24 - 1/48 é mais um deles e oferece um excelente produto aos modelistas. Apesar de feito para o uso nos modelos do caça Mig-21 - 1/48 da Eduard, conforme indicação no manual do produto, com algumas pequenas adaptações, este set pode ser utilzado diversos modelos de caças russos, permitindo aproximar ainda seus modelos da representação de um caça real. O set é altamente recomendado para os modelistas que buscam o máximo detalhamento de seus modelos! 

Obrigado a Eduard pelo envio do exemplar para review!

alt

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum