OFAB-100 Soviet Bombs - 1/48 - Eduard # 648126
Escrito por Amilcar "Mobi" Mesquita Junior   
Sex, 07 de Março de 2014 00:00

alt

Eduard # 648126

O set de bombas OFAB-100 - 1/48 da Eduard é vendido em uma embalagem do tipo blister, em plástico transparente, com uma apresentação bastante atraente. O set é composto de vinte e quatro peças em resina cinza, o que permite construir um total de oito bombas. Todas as peças são altíssima qualidade, com detalhes refinados e isentas de rebarbas ou formação de bolhas. Acompanha também o set de decalques dos estênceis das bombas.

alt

A resina da Eduard tem acabamento perfeito e é fácil de cortar e lixar, facilitando muito a retirada as peças de seus suportes de injeção. Cada bomba é formada de três partes, o corpo da bomba, o cone da cauda e as aletas. Tome bastante cuidado na hora de cortar e manipular as aletas, pois estas são extremamente delicadas e se quebram facilmente quando ainda não estão montadas no cone da cauda da bomba. Após a montagem no cone da cauda, que apresenta encaixe perfeito, as aletas podem ser manipuladas com mais tranquilidade. 

Para a montagem das bombas eu utilizei resina epoxi para colar o corpo da bomba no cone da cauda e cianocrilato para colar as alentas no cone da cauda. Deve-se tomar muito cuidado com o alinhamento do corpo da bomba com o cone da cauda, pois não existem encaixes de referência entre as duas peças, sendo as partes coladas face a face. O encaixe das aletas é muito simples e preciso, pois existem rebaixos no cone da cauda onde se encaixam perfeitamente as quatro aletas.

alt   alt

Na pintura, após cuidadosa lavagem das peças para a reitirada dos resíduos de desmoldante, apliquei primer para resina da Gunze e pintei as bombas com laca automotiva, conforme a cor da indicada no manual. Para finalizar, apliquei uma camada de verniz brilhante preparando as bombas para a aplicação dos decalques.

Os decalques dos estênceis são de ótima qualidade, a impressão de alta resolução, representa perfeitamente as inscrições, apesar da pequena escala destas. O decalques são finos, pefeitamente opacos e soltam-se da folha rápidamente após banhado em água morna. Fáceis de manipular durante a aplicação, não são quebradiços e aderem com perfeição. Fiquei impressionado com a qualidade dos decalques oferecidos pela Eduard!

Após após a aplicação dos decalques, apliquei mais uma camada de verniz brilhante e fiz o wash com tinta óleo preta diluída com aguarrás, para realçar os detalhes da peça. Após a secagem do wash, limpei o excesso da tinta óleo com um algodão embebido em aguarrás e deixei secar novamente. Após a secagem, pintei os detalhes metálicos da bomba e apliquei uma camada final de verniz semi-brilho também da Gunze. 

Abaixo mais algumas fotos do set das bombas OFAB-100 juntamente com o set das bombas OFAB-250, lançados simultaneamente pela Eduard.

 alt  alt  alt

O manual, impresso em cores, está situado na parte traseira da arte que compõe a embalagem do set de resina. Com instruções claras e detalhadas para a perfeita montagem do conjunto. O manual traz indicações dos números das peças do conjunto, indicação do posicionamento dos decalques e a indicação das cores para a pintura do set, com os código das tintas acrílicas/lacas das séries Aqueous, Mr.Color e Mr.Metal Color, da marca japonesa Gunze.  

alt  alt 

Mantendo uma impressionante regularidade, a Eduard vem apresentando todo mês, em diversas escalas, novidades em armamentos aeronáuticos na linha de acessórios em resina BRASSIN. O set de resina das bombas soviéticas OFAB-100 é mais uma delas e oferece um excelente produto aos modelistas, permitindo aproximar ainda mais o seu modelo da representação real de diversos caças russos modernos. O set é altamente recomendado para os modelistas que buscam o máximo detalhamento de seus modelos!  

 

Obrigado a Eduard pelo envio do exemplar para review!

alt

 

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Clique nos links para ir a pagina.

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum