Fw 190D-9 'Dora' (Profipack) - Eduard 1/48 (8184)
Escrito por Eduardo Brettas   
Qui, 18 de Março de 2010 00:00

Eduard 8184

 

História:

A série Fw 190D surgiu do desenvolvimento do Fw 190A/F, aeronave com motor radial BMW 801, de grande sucesso e amplamente utilizado pelos alemães à partir de 1942.

A primeira produção do ‘Dora’ foi o Fw 190D-9 que possuía duas metralhadoras MG131 13 mm sobre o motor e dois canhões MG151 20 mm nas raízes das asas. Tudo isso impulsionado por um motor em linha Jumo 213.

O D-9 era um pouco menos manobrável que a série A, mas era mais veloz, mergulhava e subia mais rápido. Entrou em serviço em setembro de 1944 sendo usado até os últimos dias da guerra.

Não foram construídos em grandes quantidades, mas era um caça a altura das melhores aeronaves aliadas quando estava nas mãos de pilotos experientes.

O kit:

Chama a atenção a bela pintura na tampa da caixa, mostrando o Dora, ‘12 branco’ do 5./JG 301. A Eduard optou por colocá-la no centro da tampa sem interferir na pintura, o que permite ao modelista colecionar esses trabalho, ao contrário de outras empresas que cortam o desenho.

O kit possui 136 peças injetadas na cor sépia claro, 11 peças transparentes 1 photo etched colorido, 1 folha de decal com 6 opções de marcas e 1 folha de máscara para canopy e rodas. Possui detalhes precisos com linhas de painéis e rebites muito bem feitos.

O cockpit é bem detalhado e poderá ficar ainda melhor com as opções dos photo etched coloridos, dando um realismo que todos já conhecem.

Uma boa surpresa foi ver que a Eduard fez a parte do motor que fica aparente quando visto pelo porão das rodas. O equipamento da Tamiya e da Dragon/Trimaster/Italeri não apresenta esse importante detalhe. O porão das rodas dessas empresas mostra o mesmo porão dos Fw 190A/F/G que eram totalmente fechados por dentro.

Você terá a opção de fazer o capô das metralhadoras MG131 aberto ou fechado. Todos os mecanismos dessas armas são oferecidos pela empresa. O mesmo acontece com os canhões MG151 nas asas.

MG131:

MG151:

Há opções para serem usadas de acordo com a aeronave escolhida, como 2 modelos de spiners e rodas.

As partes transparentes são finas com ótimos detalhes.

A folha de instrução possui uma ótima impressão, mostrando detalhes como, a posição correta do trem de pouso, modificações no capô das MG131 que devem ser feitas de acordo com a marca escolhida e detalhes de como e onde usar as máscaras.

Máscaras:

Os decais são muito bem impressos e trazem 6 opções de marcas:

Muito bacana esse decal do painel do cockpit para que não quiser usar os PEs.

A opção de pintura para o avião do Oblt. Hans Dortenmann, IV./JG 26, 1945 está na primeira página da folha de instruções. Abaixo as outras opções:

Terminando:

Gostei demais da conta do ‘Dora’ 1/48 da Eduard. É um kit bonito e me parece ser mais fácil de construir do que o 190A feito pela mesma empresa.

Agora é começar a montar e colocar aqui o resultado.

O que ocês tão esperando pra comprar o kit?

É bão demais sô!

Obrigado Eduard pelo exemplar para review!

 

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum