Riders in the sky 1945 da Eduard
Escrito por Augusto Versiani   
Ter, 29 de Janeiro de 2019 00:25

capa

2123

Este é mais um lançamento comemorativo da Eduard, voltado principalmente para o mercado interno Tcheco. Um conjunto que permite representar os B-24 GR MK IV e GR MK III operados por tripulações Tchecas no RAF Coastal Command em 1945. Como é o usual neste tipo de lançamento tudo, do manual ao livro, é escrito apenas em Tcheco.

O conjunto é composto pelo já conhecido B-24J da Hasegawa acrescido de um conjunto de arvores que permitem fazer as modificações necessárias aos aviões representados. Acompanha um livro com a história das tripulações e dos aviões focado no esquadrão 311 e a folha de decais para estas versões.

conteudo

 

O kit é o conhecido B-24J da Hasegawa, um ótimo kit, e vamos mostrar aqui apenas as arvores novas, produzidas pela própria Eduard para permitir a representação das versões propostas. As peças são bem injetadas, sem falhas ou rebarbas, dentro do padrão da marca. São duas arvores, uma com as peças adicionais e outra apenas com as novas transparências.

ar (1)

 

 

O conjunto inclui dois conjuntos de fotogravados, um colorido com os detalhes do interior da cabine e outro com alguns detalhes externos, também é fornecido um extenso conjunto de mascaras de pintura para todas as transparências e rodas.

pe (1)

 

 

Os decais da própria Eduard são de ótima qualidade, sem falhas de registro, com cores solidas e filme fino. Com eles é possível fazer 13 versões diferentes, sendo 6 do esquadro 311 que é o tema deste lançamento.

dec (1)

dec (2)

 

 

perf (1)

 

 

O manual segue o excelente padrão da Eduard, papel de ótima qualidade, todo colorido, com ótimas ilustrações e mapa das arvores e acessórios. O manual, com já foi dito, é escrito em tcheco, mas está disponível a versão em inglês para ser baixada neste link. Também 'preciso olhar a errata que só esta no site neste link.

 

O livro que acompanha o conjunto é ótimo, mesmo todo escrito em tcheco, as fotografias e lustrações, por si, já valem o investimento. No conjunto anterior Riders in the sky, 1944, a Eduard disponibilizou um PDF com o texto do livro em inglês, é possível que se faça o mesmo com este.

livro (1)

 

Conclusão

Um belo conjunto, com versões muito interessantes, uma ótima pedida para quem quer um B-24 bem diferente do que foi oferecido até agora.

 

A Eduard oferece como overtree as arvores de conversão que estão na caixa do kit, assim quem já tem uma B-24 J da Hasegawa, pode aproveitar as sobras de decais, ou fazer sua própria versão GR IV ou VIII.

ov

 

Obrigado a Eduard pelo envio do exemplar para review!

alt

 
 
 
 
 

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum