Acessórios para o FW-190A-8/R2 Eduard 1/48
Escrito por Eduardo Mendes   
Qua, 23 de Janeiro de 2019 00:00

000-CoverCombined

Acessórios para o FW-190A-8/R2 Eduard 1/48

 

Introdução

Com o lançamento do kit do Focke Wulf 190 A-8/R2 na Edição Limitada Reichsverteidigung (veja o nosso review aqui), a Eduard concomitantemente disponibilizou uma série de conjuntos de acessórios para fazer ainda mais completa a montagem dos caças incumbidos da missão de deter os bombardeiros que arrasavam a Alemanha. Vamos a eles:

 

48973 - Fw 190A-8/ R2 1/48

Trata-se de uma folha de peças fotogravadas, que permitem detalhar melhor áreas como as caixas de rodas nas asas, o contorno de alguns painéis de acesso, as caixas de ejeção de cartuchos de munição, os conduites de fluido de freio e fiação do sistema do trem de pouso e as detalhes estruturais do canopi deslizante e do para brisas. As portas do trem de pouso principal também são oferecidas na folha. As instruções podem ser acessadas neste link.

 00-Packg  10-PE

 

48974 - Fw 190A-8/ R2 landing flaps 1/48

Como tradicionalmente faz, a Eduard apresenta uma folha de fotogravados com as peças essenciais para a montagem dos flaps do FW 190 na posição "aberta". Muitos modelistas apreciam exibir essa área, que normalmente fica oculta em diversas aeronaves quando estacionadas no solo - caso do FW 190. O conjunto exigirá algum trabalho de cirurgia nas asas do kit, conforme ilustrado nas instruções que podem ser baixadas aqui.

 00-packg  10-PE

648437 - Fw 190A-8/ R2 undercarriage legs BRONZE 1/48

As longas pernas do trem de pouso principal do FW 190 são repletas de pequenos detalhes, que são de difícil reprodução em plástico injetado. A solução em resina para essas peças pode ser consideravelmente frágil, portanto - mais do que no caso de muitos outros aviões - justifica-se o uso de pernas confeccionadas em metal.

A Eduard possui na sua linha Brassin uma série de conjuntos semelhantes, combinando as pernas em metal (uma liga de bronze) e as portas do trem de pouso em resina. O acabamento é impecável e, espera-se, a montagem seja muito simples afinal são peças concebidas e executadas pelo próprio fabricante do kit. Basta uma boa pintura e algumas gotas de cianoacrilato ou epoxi. As instruções podem ser baixadas aqui.

 00-packg

 14-leg

 12-outdoor  13-indoor

 

644005 - Fw 190A-8 R2 LööK 1/48

A linha de acessórios Löök oferece as peças necessárias para substituir o painel de controle do kit por peças finamente acabadas em resina, pré-pintadas. Com isso, o tedioso (e muitas vezes frustrante) trabalho de confeccionar um painel de controle com detalhes em relevo e acabamento impecável fica reduzido a "limpar" o espaço e colar a peça fornecida, que já vem pronta para uso bastando destacá-la da base do molde. Esses conjunto também trazem um jogo de cintos de segurança pré-pintados da linha Steel, mais finos e maleáveis que os tradicionais. Na mesma linha, basta destacar e colar no lugar, mais fácil impossível.

 00-packg  11-Resin  12-PE

648426 - Fw 190A-8/ R2 cockpit 1/48

Completando a série de acessórios disponibilizada junto com a Edição Especial Reichsverteidigung, na qual foi lançado o kit do FW 190A-8/R2, temos um rico conjunto Brassin (metal e resina) para a confecção de um cockpit completo, bem mais detalhado que o já ótimo cockpit do kit original.

São 18 peças em resina e mais uma folha de fotogravados compainel, pedaleiras, cintos, alavancas e outras miudezas, que podem ou não ser instaladas a critério do modelista. O acabamento das peças, como de costume, é impecável e o resultado promete ser impressionante. O modelista tem a opção de usar o painel de controle moldado em resina ou usar o painel em fotogravado. As instruções podem ser baixadas a partir deste link.

 

 10-Contents  21-banh1  22-Banh2
 23-seat  24-panel  26-coamg
 25-Etc  27-PE film  28-Decal

 

Conclusões

Uma série de conjuntos que podem agregar bastante mais valor ao já excelente kit 1/48 do FW 190. É interessante observar bem o que cada conjunto oferece, pois há em alguns casos redundâncias (como no caso das portas do trem de pouso e dos paineis de controle), mas há material para todos os gostos e técnicas.

Recomendados para os modelistas exigentes e já acostumados a trabalhar com peças em resina e fotogravados.

 

 

Obrigado à Eduard pelo envio dos exemplares para review!

alt

 
 
 
 

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum