Fokker E.V 1/72 Arma Hobby Junior
Escrito por Augusto Versiani   
Dom, 21 de Outubro de 2018 00:00

capa

70013

 

O Avião

Desenvolvido no final da primeira guerra o Fokker E.V (depois rebatizado de D VIII devido a uma mudança na nomenclatura alemã) era um monoplano de asas parasol com motor rotativo. O início não foi promissor, com alguns acidentes provocados pela quebra da asa em voo. Com os problemas na asa resolvidos o avião entrou em combate em alguns esquadrões alemães. Considerado ágil e fácil de pilotar foi apelidado pelos aliados de Lâmina Voadora devido a sua asa única e alta. Ao fim da guerra algumas unidades foram capturadas pelos poloneses que usaram o avião em combate contra os russos em 1920.

O Kit

O kit da Arma Hobby é encontrado em duas versões, Junior e Expert. Neste caso temos a versão Junior.

O kit vem numa boa embalagem que traz na frente uma bela ilustração do avião e na parte de traz os perfis coloridos das versões oferecidas. A qualidade da injeção é boa com detalhes bem definidos e adequados a escala. Um pouco de rebarba pode ser visto em algumas poucas peças, mas nada que seja difícil de resolver. A fuselagem traz a armação interna separada, banco, piso, pedais e manche. Completa o conjunto um par de metralhadoras e o instrumento em decais. As superfícies de controle são bem detalhadas, mas fixas. Dois conjuntos de rodas são fornecidos, mas apenas. Também são fornecidos dois tipos de hélice. O motor é bem detalhado para a escala. Uma folha de acetato traz a pequena transparência que deve ser recortada para instalar no modelo.

ar (1)
ac c2

 

Os decais, impressos pela Cartograph, são de ótima qualidade, com cores sólidas, filme fino, sem excesso e sem falhas de registro.

dec (1)

 

O manual é muito bom, com papel de ótima qualidade, todo colorido, traz uma pequena história do avião, o passo a passo bem discriminado e as instruções de pintura das versões possíveis em 4 vistas coloridas. A indicação das cores a serem usadas é feita pelo padrão FS e pelo código das tintas Hataka.

man (1)

 

Conclusão

Tanto na versão Junior quanto na Versão Expert o Fokker E. V da Arma Hobby é um excelente kit, bem detalhado e com ótimos decais. Um kit de um avião bastante interessante e que traz a vantagem de ser da primeira guerra, mas não ter os cabos de tracionamento da estrutura das asas, o que sempre dificulta a montagem.

 

 

Obrigado Arma Hobby pelo exemplar deste review

logo arma

 
 
 

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum