TKS 20mm IBG 1/35
Escrito por Augusto Versiani   
Ter, 14 de Agosto de 2018 00:10

capa

35046

 

O Veículo

Os tanquetes , veículos blindados leves, eram bastante comuns nos anos 30, países, como por exemplo, França, Itália e Inglaterra, desenvolveram modelos deste tipo de véiculo. O TKS era a versão polonesa baseado no chassi Carden Loyd inglês. No começo da segunda guerra o poloneses tinham mais de 500 veiculos deste tipo, praticamente todos armados com uma metralhadora Hotchkisss de 7,92 mm. Apenas algumas poucas unidades fora equipadas com uma arma mais potente a Nkm wz.38 FK de 20mm. Os TKS, devido ao seu armamento deficiente e pouca blindagem, sofreram pesadas perdas durante a campanha da Polonia em 1939. As unidades remanescentes foram usadas depois pelo exército vermelho.

foto

 

 

O Kit

A IBG está lançando o sua linha de blindados 1/35 e neste caso apresenta o TKS na versão com a canhão de 20mm. A qualidade da injeção é muito boa, sem falhas ou rebarbas e com detalhes nítidos. O kit pode ser montado com todas as escotilhas e portinholas abertas e para isso tem um bom detalhamento no interior. Isto inclui, caixa de marchas, diferencial, motor, tanque de combustível, bateria, radiador com a ventoinha, volante, pedais, caixa de munição e culatra da arma. Tudo bastante com um bom detalhamento para o que se poderá ver. A suspensão é bastante detalhada, e será preciso cuidado para o alinhamento correto de todas as peças. As esteiras são do tipo “link by link” com bons detalhes internos e externos. O cano do canhão é vazado, mas o kit também inclui uma outra opção torneada em metal. As ferramentas são bem moldadas, com bons detalhes e tem presilhas representadas em fotogravados.

ar (1)

 

 

A folha de fotogravados contem também as grelhas de ventilação e detalhes do escapamento. Os veículos poloneses não tinham qualquer tipo de marcação, assim não existe folha de decais no kit.

pe

 

 

O manual, em papel de boa qualidade, traz o mapa das arvores, o passo a passo da montagem em boas ilustrações e a indicação de pintura em 5 vistas coloridas. Como bônus o kit inclui um par de figuras, bem detalhadas para a escala, mas sem indicação de uso no blindado.

m (1)

 

 

A IBG também fornece este kit, na versão de montagem rápida, neste a suspensão já vem em um único componente, um kit mais voltado aos iniciantes que podem ter dificuldade com a montagem desta parte.

 

Conclusão

Um belo lançamento da IBG, um modelo pequeno mas muito detalhado, ficara muito bem em qualquer coleção 1/35.

 

 

Agradeçemos a IBG Models pelo kit deste review

alt

 
 
 

Notícias e Reviews Anteriores

Ultimas do Forum